top of page

NFT: Uma nova forma de investir

Atualizado: 9 de jan. de 2022

Tudo que você precisa saber sobre essa nova forma de investimento.


ree

Moedas digitais se tornaram a febre nos últimos tempos, nomes como Bitcoin e Ethereum, não saem da mente dos investidores e influenciadores de finanças e investimentos.


Fato é que, essas novas formas de investir tem se popularizado e atraem milhares de investidores dia e noite e assim como um vírus elas cressem e se multiplicam formando novas variantes de uma única fonte, primeiros vieram as criptomoedas e agora a nova moda são as NFTs.


Esse é o caso das NFTs ou Non-Fungible Token (token não fungível), que de forma simplificada seria a representação de algo físico no ambiente digital que fica armazenado em uma blockchain. Para que tudo fique mais claro vamos dividir essa explicação em 3 partes.


1º Token - É um código numérico que muito utilizado para proporcionar mais segurança em transações bancárias, ele pode representar dentro de uma blockchain algo um ativo, uma movimentação financeira, etc.


2º Não Fungível - Um objeto fungível é algo que pode ser troca, que pode ser dividido, substituído por outro algo de igual espécie, qualidade, quantidade e valor. Logo algo não fungível é que não pode ser trocado nem substituído, podemos citar dois exemplos, uma nota de R$20 reais é fungível, pois pode ser trocada por duas de 10 ou 4 de 5, agora uma obra de arte como a Monalisa não é fungível, é única e não pode ser trocada.


3º Blockchain - É um grande Banco de Dados, criado com o advento Bitcoin, dentro dele há informações como: quantidade de criptomoedas, transações realizadas, tokens de quem enviou e recebeu a moeda, também data e hora das transações.


Logo ser um Token não fungível (NFT), significa, que um objeto físico como uma pintura ou digital como uma arte feita em um computador, tablet, etc, pode ser registrado em uma blockchain, criando assim um token, que será lastreado por alguma criptomoeda, normalmente Bitcoin ou Etherium, podendo existir outras.


A posse real do objeto é apenas daquela pessoa que adquiriu o token não fungível que funciona como um certificado de autenticidade da peça adquirida.


Como adquirir uma NFT?

É necessário para quem deseja adquirir uma NFT possuir uma conta em uma exchange (corretora) de criptomoedas, adquirir a moeda que a NFT tem lastro ETHER ou Tokens Wrapped ETHER para Ethereum, USD Coin ou DAI, por exemplo.


O proxímo passo para adquirir a sua NFT é acessar um site que comercializa esses desenhos, músicas e artigos digitais (marketplace), por exemplo, OpenSea, Binance NFT, 9Block, etc. Pesquisar dentro das opções aquela que mais te agrada e adquirir de acordo com as formas de pagamento que o site disponibilizar.


Se não tiver um Wallet pré definido para conectar ao marketplace, você pode efetuar o pagamento com o MetaMask, uma web wallet, onde é necessário instalar uma extensão no navegador de internet, e transferir a criptomoeda para essa carteira. A extensão também está disponível para smarthphones android e IOS.


É necessário transferir sempre um valor mais que o preço da NFT, pois serão cobradas taxas de transferência do blockchain da moeda escolhida. É uma taxa paga para que os mineradores possam manter a rede funcionando.


Como criar sua NFT?

Se você é mais criativo e deseja vender sua arte na internet, o processo é semelhante ao de compra. Acessar a plataforma que deseja publicar sua arte, conectar um wallet e subir um arquivo de até 100MB. É possível incluir nome descrição e fazer personalizações.


Existem duas formas de precificar sua NFT, utilizando a blockchain do Ethereum onde o criador do conteúdo terá que pagar uma taxa para colocar sua arte exposta e utilizando a blockchain da Polygon que não cobrará taxa para expor seu conteúdo. Nas duas opções serão cobradas taxas de transação de venda.


Riscos e Vantagens

Principais riscos que podem atrelados as NFTs.


  • Volatilidade - O preço da NFT pode sofrer muitas variações em um curto espaço de tempo, principalmente se estiver atrelada a moedas digitais. Quanto mais variações tiver maior o risco de perda de dinheiro.

  • Liquidez - Por serem ativos exclusivos e de acesso ainda muito restrito, pode não ser tão fácil vender a arte com facilidade, essa dificuldade pode afetar diretamente o preço fazendo que se venda a um preço desvalorizado pela falta de compradores.

  • Fraudes - Golpistas que se apropriam de trabalhos alheios, transformam em NFTs e vendem como se fossem seus.


NFTs podem ter algumas vantagens também, são elas:


  • Valorização - Assim como no mercado da arte, que se valoriza com o tempo, uma NFT pode seguir o mesmo caminho.

  • Escassez - Comparando com pinturas famosas que são escassas e não podem ser substituídas, apesar de existirem cópias, o real proprietário é quem tem um original.

  • Facilidade - Pode ser transferido para todo mundo em minutos, caracteristica de uma criptomoeda.



Comments


Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nas lojas físicas. Ofertas válidas na compra de até 5 peças de cada produto por cliente, até o término dos nossos estoques para internet. Caso os produtos apresentem divergências de valores, o preço válido é o da Sacola de compras.
Vendas sujeitas a análise e confirmação de dados.

Invista Hoje - CPF: 164.926.557-37

Endereço: Rua Mantiqueira, 260 - São Gonçalo, Rio de Janeiro/RJ - CEP 24.417-510

Endereço eletrônico: https://invistahoje.wixsite.com/investimento
Contato: invistahojeif@hotmail.com

Política de Entrega

Políticas de troca, devolução e reembolso

bottom of page