Rússia X Ucrânia
- Invista Hoje
- 24 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Guerra Fria
Essa história não vem de hoje, vem desde a Guerra Fria, cenário pós - II Guerra onde EUA e URSS desfizeram as alianças e começaram a competir entre si para ver quem dominaria o cenário global, os EUA com o avanço de um governo capitalista ou a antiga URSS, contra os Estados Unidos, defendendo um governo mais socialista.
Criação da OTAN
Em meio a esse conflito, no ano de 1949 foi criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte, mais conhecida como OTAN, onde países europeus, na época França e Reino Unido fizeram uma aliança militar com os EUA contra o avanço da antiga URSS contra a Europa Ocidental.
A OTAN tem por objetivo fornecer segurança politica e militar aos países-membros dessa aliança, com um foco mais voltado para o poderio bélico, por isso sendo considerada uma entidade político-militar.
Os anos se passaram e a OTAN foi expandindo seu poderio político-militar pela Europa aceitando que outros países fizessem parte dessa aliança também, hoje existem ao total 30 países, dentre eles: Alemanha, Dinamarca, Grécia, Holanda, Canadá, Itália, etc.
2022
Chegamos então ao início de conflito Rússia x Ucrânia. Como já era de se esperar, os Russos, descendentes da URSS, que mantém uma rixa com os Estados Unidos desde a Guerra Fria, se veem ameaçados e intimidados com o crescente avanço da OTAN para o Leste Europeu e começa mais uma guerra, não contra a Ucrânia e sim contra seus inimigos de longa data, os Estados Unidos, que coincidentemente também são lideres da OTAN.
A ideia do conflito é desestruturar o avançado do poderio militar da OTAN pelo Leste Europeu, fazendo com que países como Rússia e China não fiquem encurralados e sejam obrigados a ceder as vontades dos Estados Unidos e demais países.
Porque a Ucrânia?
Ok, mas porque Ucrânia? Porque fora a Belarus, que segundo o Presidente Aleksandr Lukashenko não apoia o ataque Russo à Ucrânia, mas está cedendo passagem para os Russos chegarem a Ucrânia. Os demais países que fazem fronteira com a Rússia como: Estônia, Letônia e Lituânia já fazem parte da OTAN e a Ucrânia faz fronteira com Polônia, Romênia Hungria e Eslováquia que também fazem parte da OTAN.
E a Ucrânia apesar de ter manifestado o desejo de fazer da OTAN ainda não faz parte dessa aliança, logo os países pertencentes a OTAN, não podem interferir nesse conflito armado. A OTAN, apenas pode criar sanções políticas e econômicas por dos participantes desse bloco.
Logo, atacar qualquer pais que faça parte da OTAN é declarar guerra contra o próprio Estados Unidos e todos os países que fazem parte dessa aliança política-militar e não fazer nada levará a OTAN e os Estados Unidos por sua vez direto para porta da Rússia.
コメント