Mente x Mentalidade
- Invista Hoje
- 8 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Conceitos que todo bom investidor deve entender
A mente está relacionada ao ato de pensar, a capacidade intelectual humana, suas funções cognitivas e de comportamento. É pela mente que temos capacidade de inteligência e raciocínio, por meio da mente recebemos informações de fora, podemos entendê-las, analisá-las, processá-las para assim chegarmos a uma conclusão.
Devemos tomar cuidado para não confundir mente com cérebro. O cérebro é um órgão, é a parte física de todo ser humano, onde habitam os neurônios, se desencadeiam os impulsos nervosos, onde os neurônios se conectam por meio de sinapses, que recebem e conduzem os neurotransmissores, que geram as emoções e também armazena as informações que recebemos do ambiente em que estamos inseridos. Podemos comparar o cérebro a um grande HD.
Já a mente por sua vez é a parte imaterial do cérebro, responsável por abrigar a consciência quando estamos acordados e o subconsciente quando estamos em estado de inconsciência. É responsável também, por acessar e processar sentimentos, lembranças e emoções, podemos comparar a mente a um processador muito potente.
A mente é um campo de batalha com dois guerreiros únicos e vitalícios, o primeiro deles é o guerreiro da razão, muito intelectual, assertivo, direto, robusto, porém displicente, quando não treinado de forma correta e o segundo guerreiro é o guerreiro da emoção, inconstante, desatento, impulsivo, controlador, sem conteúdo porém dotado da capacidade de acessar uma força muito maior do que ele.
É impossível que esses dois guerreiros não briguem, primeiro porque são guerreiros e a principal característica de um guerreiro é guerrear e segundo porque eles são opostos e sedentos pelo controle da mente de quem lhes hospeda.
É fato que um não pode viver sem o outro e ambos não podem ser eliminados, sem o racional seriamos apenas animais guiados pelos nossos instintos e desejos momentâneos, o poder do crítico não existiria e nos colocaríamos em situações e ambientes de perigo constantemente. Sem o emocional seriamos estáticos, apáticos, inflexíveis, semelhantes a robôs.
Por tanto, se faz necessário que ambos coexistam em nossas mentes, mesmo que em guerra. Manter os dois guerreiros em posição de empate, onde um não consegue derrubar o outro é o que denominamos de Inteligência emocional, é manter o controle de ambas as partes, porque não somos capazes se deletar nenhum deles e dessa forma não somos controlados por nossas emoções e não nos tornamos seres insensíveis.
A mentalidade, também conhecida como mindset, é o jeito como a mente funciona, é a nossa maneira de pensar, a forma como enxergamos o outro e o ambiente em nossa volta, são nossos conjuntos de ideias, reações, emoções e sentimentos. É o que define nossa personalidade, nossa cultura, o que gostamos, o que queremos, o que achamos bonito ou feio, onde estamos e onde queremos chegar, etc.
A mente é uma máquina que não pode ser mudada, ela executa sempre a mesma atividade acessando e processando informações, a mentalidade por outro lado pode ser mudada constantemente, a partir do momento que temos contato com o novo ou decidimos mudar padrões e hábitos que não fazemos mais sentido. Mudar a mentalidade é mudar a forma que se pensa e que se age.
Comments