top of page

Onde Investir em 2022?

Essa pergunta é uma pegadinha?


Podemos começar nosso raciocínio, com a seguinte afirmação: " Essa pergunta é uma enorme pegadinha", pois a resposta parece óbvia e fácil de ser dada, mas não é, levemos em consideração que o mercado funciona em ciclos sendo muito difícil prever quando esse ciclo começa, no momento em que estamos atuando no mercado.


Conseguimos sim saber o que aconteceu e aonde estamos quando olhamos para o passado e interpretamos os eventos do gráfico, com tudo não sabemos para onde iremos, criamos apenas expectativas de que o ciclo irá se repetir da mesma forma que dá última vez, se tornando assim imprevisível, porém real porque o ciclo de mercado existe e acontece.


Logo, no que investir irá depender de onde o ciclo de mercado está, de como a economia está se comportando naquele momento.


Vamos então analisar de forma macro e bem superficial o cenário nacional atual, a taxa de juros tende a aumentar, a inflação caminha perto das máximas e o Ibovespa encontra-se em um período de baixas.


Com isso você pode me perguntar onde será então que eu devo investir? E eu te responderia com três outras perguntas: Onde você deixou de investir? Porque deixou de investir? Qual seu perfil de investimento?


Esse nosso pequeno dialogo levantará algumas informações importantes:


1 - O quanto de conhecimento você tem sobre o mercado;

2 - O quanto de risco você tem disposição de correr no mercado;

3 - Qual a sua segurança em estar no mercado financeiro;

4 - O quão livre você se sente em atuar no mercado financeiro.


Com essas informações podemos chegar a algumas conclusões:

  • A primeira conclusão é, talvez tenhamos identificado que existe alguma oportunidade passando e na euforia de ganhos altos acabamos cometendo o erro de entrar atrasado e ficamos com a sensação de atraso e perda quando vendo uma carteira rendendo muito ou alguém tendo muito lucro com uma ação.

  • A segunda conclusão é, se conhecemos nosso perfil de investidor saberemos qual risco temos disposição para correr, isso nos leva a entender que se sou conservador preciso de um pouco mais de informação para dar o próximo passo.

  • A terceira conclusão é, sabendo nosso perfil saberemos qual produto do mercado é o mais adequando, com isso saberemos o que fazer e não dependeremos de uma dica quente ou dependeremos do relatório de determinada página.

  • A quarta conclusão é, talvez o que nos falta é um pouco mais de conhecimento, que traz a insegurança para dar o próximo passo. Se ficarmos em dúvida se devemos ou não investir é melhor esperar um pouco mais e estudar melhor o investimento.

  • A quinta conclusão é, investimento dever ser um bate-papo e aqui existem dois cenários: o primeiro onde uma parte vai aprender algo novo e o segundo onde duas pessoas colocaram seus pontos de vista sobre determinado ativo como iguais.

Podemos responder essa pergunta em duas vieses o primeiro a um nível mais básico:


Então em primeiro lugar a se investir é em conhecimento por meio de cursos, livros, vídeos, podcasts e toda ferramenta que te dê acesso ao conhecimento desejado. Esses passos não se restringem apenas a investimento, a busca por conhecimento não trás apenas informação, ela traz o que toda pessoa deseja, agora falando para investidores ou futuros investidores, segurança.


Segundo lugar para investir é em tempo para se criar um projeto, traçando objetivos e metas, conhecendo seu perfil de investimento e construindo uma reserva de emergência.


A partir do momento que já se tem o conhecimento, que te da a segurança e um projeto que servirá como guia durante a jornada, depois da reserva de emergência criada, agora sim com o conhecimento que você tem estará apto a decidir aonde aportar seus recursos e assim conquistará outro soft skill importante que é a liberdade.


O segundo viés da resposta se direciona para quem tem um conhecimento maior no mercado:


Entendendo onde a economia se encontra você consegue se prevenir de eventuais movimentações futuras, protegendo seu capital da inflação e da taxa de juros para que não haja perda do poder de compra.


Outro ponto importante, é identificar onde o ciclo do mercado se encontra para encontrar as melhores ofertas no mercado, ou seja, encontrar dentre tantas as opções do mercado as melhores empresas a um preço descontado.


Logo investir não tem nada a ver com ter a dica quente, o pulo do gato para pegar o caminho mais curto ou pagar fortunas em assinaturas de relatórios de empresas de investimento, vamos buscar juntos a forma mais simples e eficiente para que você tenha sucesso e não perdas, insegurança e medo.


Um outro ponto que podemos ressaltar também é, se você não tiver tempo ou não deseja operar no mercado contratando assim algum serviço de um consultor financeiro ou analista de investimento, tendo o conhecimento o investidor não ficará rendido e não agirá cegamente seguindo uma recomendação.


Como disse Benjamin Graham no livro Investidor Inteligente, "Os empresários buscam assessoria profissional em vários aspectos dos negócios, mas não esperam que lhes digam o que fazer para obter lucro essa é a sua área de atuação."


Aqui na Invista Hoje dizemos assim: "Um investidor independente é aquele que sabe que ninguém é melhor do que ele para controlar seu dinheiro."


Comments


Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nas lojas físicas. Ofertas válidas na compra de até 5 peças de cada produto por cliente, até o término dos nossos estoques para internet. Caso os produtos apresentem divergências de valores, o preço válido é o da Sacola de compras.
Vendas sujeitas a análise e confirmação de dados.

Invista Hoje - CPF: 164.926.557-37

Endereço: Rua Mantiqueira, 260 - São Gonçalo, Rio de Janeiro/RJ - CEP 24.417-510

Endereço eletrônico: https://invistahoje.wixsite.com/investimento
Contato: invistahojeif@hotmail.com

Política de Entrega

Políticas de troca, devolução e reembolso

bottom of page